Livros

Resenha: O Gato Preto

15 de outubro de 2017

Oi pessoal, toda quinta eu e o Luke do Um Café Com Luke combinamos de postar algumas resenhas para vocês de contos de terror. Para essa semana resolvi perguntar a meus seguidores do insta @dicaasdaisa (segue aí) qual conto eu deveria ler e a grande maioria votou em Poe, então lá fui eu dar uma segunda chance a este escritor. Agradeço cada um que votou e confesso que adorei a interação de vocês, próxima semana tem mais.

O Gato Preto de Edgar Allan Poe é um conto clássico de 1843, lido e relido em diversas línguas diferentes pelo mundo inteiro.Eu li o da edição Contos de Imaginação e Mistério, mas sei que há ele em quadrinhos numa edição lindíssima pela editora Martin Claret  ( logo abaixo vai ter os links para caso você queira comprar e ajudar o blog).

O conto é narrado em primeira pessoa em forma de relato. confissões de um homem que possuía um imenso amor por animais desde guri, casou-se cedo e por sorte encontrou uma mulher bondosa e que amava os animais tanto quanto ele. Porém o seu xodó era o Gato Preto chamado por ele de Pluto que o seguia onde quer que fosse. Mas com o passar da vida adulta deste homem, vemos ele tendo mudanças comportamentais afetado pelo alcoolismo. Vemos nitidamente como um homem que amava os animais, que possuía uma vida tranquila, muda para uma vida em que o amor pela criação não existe, reinando apenas o ódio e a violência.Porém este comportamento irá afetar o gato, ele começara a ficar rabugento e isso trará consequências graves para o próprio, causado pelo seu dono.

Fiquei impressionada com a narrativa do Poe, de nos mostrar em poucas páginas a mudança de um homem, que se tornou cruel e frio. E, nos mostrar o lado do vício que independente de qual seja, nos transforma, nos arruína.  Em meio aos atos de perversidade, vemos uma grande oscilação do protagonista entre a lucidez e a loucura.

É um conto curtinho, porém de uma profundidade imensa. Adorei ter embarcado nessa historia, que é antiga porém muito atual. Fiquei com certa raiva pelo que ele faz com os animais, mas como tudo tem seu tempo a justiça chega. Embarquem nessa obra, pois Poe nos leva a questionar o que é real , imaginação e alucinação e achei incrível isso.

 Onde Comprar: Livro – Amazon /HQ- Amazon Classificação: 5/5 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *