Livros

Resenha: Meu Coração & Outros Buracos Negros

7 de novembro de 2017

“Qualquer um que  já esteve triste de verdade pode dizer que não há nada de bonito, literário ou misterioso na depressão.”

 

Ainda estou procurando palavras para passar para vocês sobre o quanto esse livro transborda. Temos dois temas que é bastante atual, a depressão e o suicídio. E a maneira como a autora aborda estes temas, de forma sensível e intensa,é incrível, um livro essencial para todo mundo.

Nesta historia conhecemos Aysel, uma guria de 16 anos que sofre de depressão. Ela mora com a mãe, padrasto e seus dois meios irmãos e está passando por sérios problemas em vários aspectos da sua vida desde que seu pai foi condenado por cometer um crime horrível.

Aysel é triste o tempo todo e passa muito tempo imaginando como seria morrer. E com isso ela conta com a ajuda de um site chamado Passagens Tranquilas, onde a vários relatos de pessoas que planejam o suicídio e buscam um parceiro para garantir que o plano vá até o fim.

É como se sua tristeza fosse tão profunda e destruidora que você tem medo de que ela vá afogar todas as pessoas de sua vida se deixa-las ficar muito perto.

 

E, é neste site que ela conhece Roman ou RobôCongelado , um guri bonito, que aparentemente possui diversos amigos, uma família que o ama e que é um excelente jogador de basquete. Mas desde que aconteceu algo trágico na sua vida, ele desistiu de tudo. E ai, ficamos nos perguntando o porquê dele querer morrer, o que aconteceu?

E mesmo querendo resposta para isso Aysel concorda com o plano dele de morrerem no dia 7 de Abril, ou seja, eles têm 26 dias para cometerem o suicídio. E cada capitulo, temos como titulo a data e quantos dias restam.Só que assim como Aysel precisa de um parceiro, Roman precisa que ela convença a sua mãe de que são amigos, pois desde quando a tragédia aconteceu à preocupação e a vigilância é constante.

?

Nessa contagem regressiva, acompanhamos ambos com suas historias tristes e conturbadas. Aysel quer morrer, mas não antes de resolver as pendências que faltam. Roman quer fazer justiça por algo que ele acha que é culpado. Mas, esses encontros, vão ligar os dois, vão transforma-los. E ai te pergunto, será que conseguirão ir até o fim com o plano? Eles irão morrer?

 – Você é você.  Você entende. Entende tudo. E, você é triste como eu, por mais maluco que seja, isso é lindo.

 

Setembro foi o mês de combate ao suicídio e acho importantíssima essa campanha. Pois é um tema que infelizmente não se é muito debatido, muitas pessoas ainda tem receio de falar abertamente sobre. Por isso acho fundamentais livros que abordam esses temas e que deviam ser leitura obrigatória nas escolas. Pois livros come este, mostram que eles não estão sozinhos, que outras pessoas sofrem com isso, que tem solução, que tem tratamento para por fim daquela depressão.

A autora construiu personagens fortes, que possuem um humor negro, por conta de toda tristeza que eles carregam. Como disse no inicio ela soube construir a historia de forma que ficasse interessante inteligente e que nos fizesse devorar o livro. O que me leva a outro ponto, temos uma leitura que flui e você anseia pelo fim.

E que final, apesar de várias vezes eu pensar de maneira diferente, que poderia ocorrer tal coisa. A autora nos engana e nos dá um fim sensível, mas que é do agrado de todo mundo.Como se não bastasse o fim, temos a nota da autora (que acredite eu pus post-it) nos contando o motivo dela escrever esta obra e a importância de ajudar pessoas que estão passando por momentos de depressão. O que me fez amar ainda mais Jasmine Warga virei fã real/oficial.

Leiam este livro, por favor!

Título: Meu Coração & Outros Buracos Negros – Autor: Jasmine Warga – Páginas: 312– Ano: 2016
Editora: Rocco Jovens Leitores– Onde Comprar: Amazon  Classificação: 5/5 ♥ Favoritado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *